quinta-feira, 27 de setembro de 2007

REFLEXÃO

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terça-feira, 25 de setembro de 2007


O QUE DIFERE A SABEDORIA DO CONHECIMENTO

PR: nildo maciel>>> O que difere a sabedoria de conhecimento?> Os termos "informação", "conhecimento" e "sabedoria" são freqüentemente >utilizados com o mesmo sentido, o que traz muitas interpretações dúbias e >até errôneas, principalmente no que diz respeito aos termos conhecimento e >sabedoria.> A informação é o dado em seu estado bruto, captado pelos sentidos de >todos os níveis: odor, paladar, imagem, pressentimentos, leituras , >palestras , reuniões , etc. O conhecimento é a informação analisada, >compreendida e incorporada já sabedoria é o conhecimento submetido ao >julgo dos valores, crenças , ética e moral , sendo assim , não há >sabedoria sem conhecimento, e nem conhecimento sem informação , podemos >dizer que são dados em estágios diferentes de processamento , semelhante a >um diamante , ele bruto tem um valor , mas lapidado este valor se >multiplica , mas em nenhum momento deixou de ser um diamante.> Se considerarmos a ignorância como a ausência de conhecimento, ainda que >a mente possua informação em abundância, esta seria menos perigosa do que o >conhecimento que não é feito sabedoria, pois conhecer sem saber é como >tentar cortar carne no escuro , você tem todos os elementos , a tabua , a >carne , a faca , mas como não pode analisa-los sem os critérios da visão >corre-se o rico de estragarmos a carne ou até nos ferirmos.> Viver apenas com conhecimento mas sem sabedoria é como enxergar a vida >sem óculos , fica tudo meio embaçado.> Na historia existem diversos exemplos de falta de sabedoria e excesso de >conhecimento , mas o melhor deles você pode encontrar observando ao seu >redor nas empresas , governos , associações , condomínios ou até mesmo se >olhando no espelho.>"A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, >fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da >Iluminação."Sakyamuni>>O ovo cozido>> Alguns súditos do Rei David estavam numa festa onde serviram ovos duros. >Um homem, aparentemente esfomeado, comeu rapidamente seus ovos e sentiu-se >sem jeito de estar sentado ali, diante de um prato vazio. Por isso, >sussurrou ao homem sentado do seu lado, pedindo que lhe emprestasse um de >seus ovos.>>Aproveitando-se do problema do vizinho de mesa, o homem disse que lhe >emprestaria o ovo, mas com a condição de que prometesse pagar-lhe, não >simplesmente com o ovo, mas com todos os lucros que o ovo poderia vir a lhe >trazer a partir daquele momento, até o dia em que o empréstimo deveria ser >pago.>>O pobre sujeito, diante do prato vazio, não podia pensar em mais nada a não >ser no seu problema imediato e prontamente prometeu atender à exigência do >homem. Pouco depois ele já esquecera do caso.>>Passaram-se alguns anos desde que aquela transação tivera lugar e um dia >aquele homem, seu vizinho de mesa, apareceu exigindo o que era de seu >direito. Começou a especificar a conta da dívida:>>"O ovo teria sido chocado e produzido um pinto; o pinto teria crescido e >botado, digamos, dezoito ovos no primeiro ano. Esses ovos teriam sido >chocados para darem dezoito pintos cada um, que, por seu turno, teriam >botado mais dezoito ovos cada, no segundo ano. No terceiro ano." [e assim >por diante]. Concluindo as contas, o vizinho reclamou o pagamento de toda a >fortuna que ele teria juntado naquele período, de acordo com o trato.>>O pobre homem que se metera em uma encrenca sem tamanho; ficou horrorizado >e não sabia o que fazer para encontrar uma saída a fim de solucionar o >problema. Finalmente, concordaram em levar sua disputa diante do Rei David.>>Como o homem que reclamava o pagamento da dívida tivesse trazido duas >testemunhas para confirmar o caso, e também o devedor não negasse o trato, >o Rei David declarou que o devedor não tinha outra alternativa a não ser >pagar.>>Derrotado e humilhado, o devedor deixou a corte do rei, pensando quanto >tempo levaria para pagar a dívida. Subitamente, sentiu que alguém tocava na >sua manga e quando olhou, viu o filho do rei, Salomão.>>Salomão ainda era um menino, mas interessava-se vivamente no processo de >cada caso que era trazido diante de seu pai. Gostava de ficar sentado perto >da porta da sala do tribunal e escutar seus sábios julgamentos. Esse caso >especial prendera sua atenção até o fim e a decisão do pai o havia >surpreendido. O olhar de sofrimento do pobre devedor comoveu o coração do >jovem Salomão que lhe ofereceu um conselho:>>"Vá ao mercado e compre um pouco de ervilhas. Leve-as para casa, ferva-as e >seque-as. Amanhã, vá até a beira da estrada por onde meu pai passará com o >seu séqüito; quando estiverem passando, comece a semear no campo estas >ervilhas cozidas. Eles forçosamente o observarão a semear em pleno tempo de >colheita e quando lhe perguntarem o que está plantando, responda: 'Estou >plantando ervilhas cozidas!">>"Eles naturalmente rirão de tão ridícula idéia e é aqui que você deve >aproveitar a oportunidade para dizer bem alto, de modo que meu pai ouça: 'E >como é possível que um ovo cozido seja chocado e desenvolva um pinto?!' O >rei então compreenderá que cometeu um erro e inverterá o veredicto a seu >favor!">>De fato, quando o Rei David passava pela estrada, reparou no homem >semeando; mandou buscá-lo e perguntou-lhe o que estava plantando.>>"Ervilhas cozidas, Majestade", respondeu o homem, sério.>>"E espera que essas ervilhas cozidas produzam alguma coisa?" perguntou o >rei, rindo.>"Se um ovo cozido pode produzir um pinto, por que ervilhas cozidas não >podem se frutificar?" respondeu o homem.>>O sorriso se apagou da face do rei. Lembrou-se do caso que lhe fora exposto >no dia anterior e compreendeu o erro que cometera. Imediatamente, mudou a >sentença e dispensou o homem de quaisquer pagamentos ao seu credor, a não >ser o valor do ovo que havia sido emprestado.>O Rei David compreendeu que aquele homem simples não podia ter inventado um >plano tão inteligente e percebeu que deveria ter sido obra do seu sábio >filho, Salomão; amou-o mais ainda por isso.>>O povo admirou a justiça do Rei David e muito mais a bondade e profunda >sabedoria do jovem Salomão, seu futuro rei.>

G1 GLOBO

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